Nos meses de junho e julho de 2011 em viagem pela Europa estive na Noruega para desenvolver um Workshop de Capoeira no Festival 2011 de Capoeira realizado pelo Instrutor Havard Skustad Amot, responsável pelo maravilhoso trabalho de Capoeira no qual estive com grande prazer fazendo parte. Esta integração entre o Brasil e outros paízes é importante para que possamos firmar cada vez mais a Capoeira como esporte olímpico. Nossa arte já se encontra espalhada no mundo inteiro e muito bem desenvolvida, não havendo assim, diferenças de etnias raciais. Com uma boa organização e profissionalismo esta arte tem sido trabalhada e desenvolvida como se fosse dentro do próprio Brasil (de onde é a sua origem), vale ressaltar que a prática da nossa arte está sendo muito positiva nos outros países, e sua valorização é muito grande, por isso estamos nos juntando para lutar por esse movimento de ajudar torná-la um esporte Olímpico.
No meu retorno à Noruega no início do mês de julho de 2011 pude observar o quanto esse trabalho teve efeito sobre quem ensina e aqueles que a praticam. A Capoeira é arte, é luta, é esporte, é cultura, é disciplina, é filosofia de vida e família.
Baseado em tudo isso o que a Capoeira significa, me propus a viajar pelo mundo para tentar unir vários grupos de Capoeira para que possamos fortalecer o movimento de transformar a Capoeira num esporte Olímpico e devidamente reconhecido, e ajudá-la a chegar ao lugar onde lhe é de direito. Lembrando a todos que não vou parar por aqui e esta é uma pequena contribuição que posso fazer pela Capoeira que me fez ser o que sou hoje e à ela eu sou agradecido.
Se vocâ quer participar desse movimento se organize e venha somar para contribuir com a Capoeira. Está chegando o Encontro Internacional de Capoeira no Brasil - RJ para tratarmos deste assunto.
Todos vocês capoeiristas são peças importantes para a construção do futuro da Capoeira. Vamos caminhar juntos por esta causa. Faça o seu papel! Iê!